Bastidores

O meta blog do Manual do Usuário

O estado das assinaturas (março de 2023)

13/3/2023

Em julho de 2022, fiz um movimento para estimular assinaturas anuais no Manual do Usuário, pagas via Pix.

A assinatura anual por Pix é a melhor forma de receber: garante um ano de previsibilidade e não incide taxa alguma.

Na época, o plano anual já era oferecido, mas sem desconto — e sem destaque. O movimento de mudança foi um pouco brusco. Meu objetivo inicial era inverter essa ordem, ou seja, destacar muito a assinatura anual por Pix e relegar as mensais, àquela altura feitas via Catarse e PicPay.

Na época, as assinaturas anuais por Pix eram 25% do total. Guarde esse número.

Outro movimento no recebimento das assinaturas foi feito em janeiro de 2023, quando troquei Catarse e Pix pelo Stripe.

Além de simplificar a estrutura e tornar o ato de assinar mais fácil, o Stripe cobra taxas menores (na média) e oferece ferramentas e dados para análises mais completos. (Bônus: aparece MANUALDOUSUARIO.NET na fatura do cartão da pessoa que assina!)

Os planos vigentes no Catarse e PicPay seguem funcionando e podem até serem (re)ativados. Até onde sei, esses serviços não oferecem uma “trava”, uma opção que diga algo na linha “continue recebendo de quem já assina, mas não permita novas assinaturas”. Tudo bem, seguimos assim.

Este post é uma retrato das assinaturas no Manual. Hoje (13 de maio), existem 302 assinantes ativos, divididos por plataformas de pagamento assim:

Gráfico em donut da divisão de assinaturas por plataforma do Manual do Usuário em março de 2023.

Alguns destaques:

O Manual do Usuário depende das assinaturas para continuar no ar. Em 2022, elas foram a maior fonte de receita do projeto, respondendo por 38% do total faturado.

Se tiver disponibilidade, considere tornar-se assinante. Custa a partir de R$ 9/mês, ou mais barato que isso no plano anual por Pix.