Alterações nas regras de convivência e formação do comitê de transparência do Manual do Usuário
3/5/2023
O Manual do Usuário é uma pequena comunidade e, como toda comunidade, tem algumas regras de convivência para balizar nossas interações.
Com o lançamento do Órbita e o tráfego natural de novos leitores, essas regras foram estressadas nas últimas semanas, gerando novos desafios de moderação e a necessidade de uma pequena reforma, implementada nesta quarta (3) e que agora torno pública.
Regras de convivência
A regra #5, que diz respeito aos casos de exclusão ou edição de conteúdo inadequado nos comentários, passa a ter esta redação (trechos novos ou alterados em negrito):
Reservo-me o direito de apagar ou editar, de pronto, qualquer comentário considerado ofensivo, que contenha desinformação explícita ou de fontes não confiáveis, com sinais de spam ou que, de qualquer outra forma, contribua para desestabilizar o ambiente. Sempre que possível e conveniente, aviso o(a) autor(a) da exclusão e do que a motivou (pelo e-mail fornecido junto ao comentário).
Acrescentei uma nova regra, a #7, dedicada ao Órbita:
No Órbita, reservo-me o direito de alterar títulos e links a fim de manter os padrões de correção ortográfica, estilo e observância às demais regras de convivência. Em mudanças maiores, farei um esforço para avisar o(a) autor(a) da conversa modificada.
Órbita
No guia de uso do Órbita, acrescentei um novo tópico a respeito de padrões e boa etiqueta. Transcrevo-o na íntegra:
- É permitida a autopromoção no Órbita, ou seja, publicar links para materiais do(a) próprio(a) autor(a) da conversa, desde que com parcimônia, sem exageros.
- Ao linkar notícias e reportagens, prefira sempre as fontes originais em vez de sites que as repercutem. Exceções são cabíveis quando a repercussão acrescentar algo relevante à reportagem original ou esta estiver atrás de um paywall intransponível.
- O Órbita aceita conteúdos em português, em inglês e em espanhol. Quando o link estiver em idioma diferente do português, sinalize-o colocando
[en]
ou[es]
na frente do título.- Evite alterar o título das notícias/reportagens/conteúdos linkados. Deixe a opinião para os comentários.
- No caso das conversas (posts sem links), descreva o assunto no título de modo sucinto e objetivo, para que os demais participantes saibam do que a conversa se trata apenas lendo o título.
- Qualquer pessoa que participe do Órbita concorda, de antemão, com eventuais edições feitas em seu conteúdo (posts, links e comentários) pela moderação, conforme a regra de convivência #7, acrescida em 3 de maio de 2023.
Comitê de transparência
Em maio, formaremos o primeiro comitê independente de transparência do Manual.
Três assinantes do projeto, escolhidos pelos próprios assinantes, avaliarão as atitudes tomadas por mim na moderação (exclusões de comentários, edições e puxões de orelhas em leitores) em relatórios bimestrais.
Uma das vagas será reservada às mulheres. O mandato do comitê terá duração de um ano. O trabalho é voluntário.
Os casos a serem analisados são compilados por mim e serão submetidos ao comitê ao fim de cada bimestre. Os membros analisarão os casos, farão comentários quando julgarem pertinente, e o resultado, em forma de relatório (e no formato PDF, para não indexar nos buscadores comentários removidos do site/da web por uma boa causa), serão publicados neste blog, o Bastidores.
O cronograma da formação do comitê é este que segue:
- Nos próximos dias, farei uma convocatória aos assinantes, via newsletter, por interessados(as) em integrar o comitê.
- Em seguida, uma nova newsletter convidará todos os assinantes a escolherem, mediante votação, o primeiro trio do comitê.
- Ao fim da votação, anunciarei os eleitos e, a partir daí, eles se organizarão da maneira que preferirem, sem qualquer interferência minha, fora o envio bimestral dos casos para análise e o recebimento e publicação do relatório finalizado.
Os membros do comitê serão anunciados neste Bastidores.