Bastidores

O meta blog do Manual do Usuário

Dispositivo, sistema operacional e navegador: o que o leitor do Manual usa para acessar o site

6/9/2022

Um dilema perene no Manual do Usuário é o equilíbrio entre as necessidades editoriais e de negócios e a privacidade de quem acessa o site.

Regra geral, se uma ferramenta, prática ou decisão impacta negativamente a privacidade dos visitantes, opto por descartá-la. Por muito tempo, por exemplo, isso significou lidar com uma ferramenta de analytics — que aufere dados da audiência do site — bastante limitada.

Quando viemos para a Teramundi, aproveitei a oportunidade para fazer um upgrade. Além do Koko Analytics, que é ainda mais básico que a ferramenta de analytics anterior (Fathom Lite), pedi ao suporte a instalação de uma instância do Plausible.

(Se o parágrafo acima soou grego, não desanime e continue comigo. Em bom português, passei a usar outra ferramenta para saber detalhes de quem acessa o Manual.)

O Plausible oferece mais dados ao mesmo tempo em que preserva a privacidade dos visitantes. É ótimo.

O mês de agosto foi o primeiro completo com o Plausible rodando. Achei que seria uma boa oportunidade compartilhar os resultados com você.

Para contexto, peguei os dados de acesso à web do mesmo período no StatCounter, limitados ao Brasil e também de agosto. Embora o StatCounter ofereça percentuais com duas casas depois da vírgula, aboli elas para manter a consistência com os dados do Plausible, que só dá percentuais arredondados.

O primeiro critério é navegador, um assunto bastante recorrente no site e querido por mim — até virou podcast dia desses.

Fiquei contente em ver que, na média, os leitores do Manual usam menos o Chrome e usa mais tanto o Safari, quanto o Firefox. Ainda há muita margem para melhorias, porém: a fatia do Chrome aqui é de assustadores 70%.

Gráfico em barras com navegadores usados para acessar o Manual do Usuário e a web no Brasil em agosto de 2022.

O segundo critério é sistema operacional. Sem surpresa, o Android lidera — mais gente usa o Android para acessar o Manual que a média brasileira.

Aqui, quem perde é o Windows: 12 pontos percentuais abaixo da média nacional. A diferença é distribuída entre Linux, macOS e, principalmente, iOS. Os comunistas de iPhone representam 17% dos leitores do Manual, enquanto no Brasil são apenas 9%.

Gráfico em barras com sistemas operacionais usados para acessar o Manual do Usuário e a web no Brasil em agosto de 2022.

O último critério, plataforma, me surpreendeu um pouco. Considerando os dados das pesquisas anuais do CGI.br, que sempre apontam uma maioria que usa primariamente ou exclusivamente o celular como meio de acesso à internet, esperava que o percentual da base desktop fosse menor nos dados do StatCounter. Lá, é quase metade (47%).

Isso talvez se explique pela maneira como o StatCounter coleta esses dados, via acessos a sites. Considerando a cultura de WhatsApp e os planos de “zero rating” existentes no Brasil, acredito que muita gente use o celular sem tocar na web, daí o número mais expressivo dos computadores nos resultados.

No Manual, a distribuição faz mais sentido à luz das pesquisas do CGI.br, mas ainda assim achei o volume de acessos via computadores alto, de 37%. Deve ter uma galera que mata o tempo no trabalho lendo e interagindo nos posts livres.

Gráfico em barras com plataformas usadas para acessar o Manual do Usuário e a web no Brasil em agosto de 2022.

O Plausible também consegue captar o país de origem dos acessos. O Brasil soma 94% do total, seguido de Portugal (2%), Estados Unidos (1%) e países europeus e Canadá abaixo de um porcento.

O primeiro latino-americano da lista é a Argentina, em 10º lugar com apenas 93 acessos no mês. O primeiro asiático, o Japão, em 13º (90 acessos). E o primeiro africano é Angola, em 14º (90 acessos).