“Que letrinha miúda!” O novo leiaute da newsletter do Manual
31/1/2023
Dizem que em time que está ganhando não se mexe. Acho bobagem.
Uma das tarefas internas que listei para o recesso/início de 2023 era reformular o visual da newsletter. Objetivo: deixá-la mais alinhada ao visual do site.
O leiaute anterior da newsletter funcionava bem, abria corretamente em todos os principais aplicativos de e-mail, zero reclamações. Só que ela ainda usava o logo antigo (sem o nome do site), uma fonte serifada no corpo do texto e outros detalhes divergentes do visual do site, atualizado no apagar das luzes de 2022.
O Sendy, ferramenta usada para disparar a newsletter, é bem “cru” nesse aspecto, o que significa que preciso desenhar o leiaute do zero, como se fosse uma página web mesmo.
Quem já mexeu com e-mail sabe: é um saco. Enquanto os navegadores modernos têm “motores” bem similares, de modo que inconsistências visuais/de código são raras, o e-mail é uma terra arrasada. Os diferentes aplicativos do Gmail, por exemplo, exibem um mesmo e-mail de maneiras distintas. O fantasma do Internet Explorer é real, ele ainda existe dentro do Outlook e, não raro, há versões do aplicativo que usam “motores” antigos e cheios de esquisitices do IE.
A opção por refazer o leiaute da newsletter do zero e reaproveitando código do site, pois, mostrou-se equivocada. Nas primeiras semanas após a virada de chave, fiz ajustes na medida em que recebia feedback dos leitores. Aí na sexta (27), um desses ajustes fez com que a fonte do e-mail ficasse minúscula, quase ilegível, no Gmail do Android.
No feedback da edição (aqueles botões “Curti”, “Não curti”), um leitor manifesto a frustração de — imagino — muita gente:
Diminuiu a fonte, meu bom? O pai aqui teve quer dar zoom no email hauahuahaua
Gastei mais algumas horas tentando resolver isso, com a inestimável ajuda de leitores do Manual, sem sucesso. Até que me ocorreu o óbvio: reaproveitar a base do leiaute anterior e dar uma maquiada nele para ficar parecido com o leiaute do site.
Foi um trabalho rápido, mesmo considerando alguns cuidados tomados para assegurar compatibilidade com aplicativos de e-mail, como alterar as unidades de rem
(padrão no site, mais moderno e adaptável a diferentes tamanhos de tela) para px
(legado, com certeza vai funcionar no Outlook velho de guerra).
Aproveitei o ensejo para dar uma enxugada em alguns elementos, em especial o rodapé. Ali, incluí o e-mail do leitor, uma facilidade/transparência ao(à) inscrito(a).
A edição do dia seguinte, sábado (28), foi montada já no novo leiaute. Sucesso: os leitores que mal conseguiram ler a da véspera relataram que o novo leiaute abriu bem no Gmail do celular.