Bastidores

O meta blog do Manual do Usuário

A nova casa do Manual no fediverso (não é mais o Mastodon)

10/1/2023

O Manual do Usuário agora tem um puxadinho no fediverso para chamar de seu: nesta terça (10), migrei o nosso perfil lá, que estava em uma instância brasileira do Mastodon, a donte, para uma nova, própria, hospedada em nosso servidor.

Anote aí: social.manualdousuario.net.

Note que não estou usando o Mastodon. Em vez disso, optei pelo microblog, uma aplicação mais simples, “monousuário”, que conversa com o protocolo ActivityPub — o mesmo usado pelo Mastodon.

Isso significa que mesmo usando sistemas diferentes, usuários de instâncias do Mastodon podem seguir e interagir com o perfil do Manual sem problemas. A magia dos padrões abertos e aplicações interoperáveis ✨

Caso ainda não siga o perfil do site no fediverso, pesquise por @ghedin@social.manualdousuario.net para encontrá-lo.

Optei pelo microblog por ser um serviço mais simples e que demanda menos recursos de servidor. Considerando que a maioria das pessoas acompanha perfis no fediverso via linhas do tempo — em suas próprias instâncias ou em aplicativos —, pouco importa o sistema desde que ele seja compatível com o ActivityPub.

(Curiosidade: o microblog é um sistema relativamente novo e, a essa altura, arrisco dizer que a instância do Manual é a maior usando ele, com 3,2 mil seguidores.)

Se você já seguia o perfil do site no Mastodon, nada muda: a migração dos seguidores correu tranquila e foi finalizada no final da tarde. Se ainda não segue, está esperando o quê?