Bastidores

O meta blog do Manual do Usuário

Novidades no Órbita, cadastro no site e estratégias de divulgação

15/2/2023

Lançamos o Órbita em beta porque queríamos testá-lo e aperfeiçoá-lo em ambiente de produção. (Antes, obviamente, fizemos uns testes para garantir que não quebraria nada no site.)

Desde o lançamento, quinta-feira passada (9), detectamos vários problemas e melhorias, como era esperado. Esse trabalho, feito por mim, Gabriel Nunes e Clarissa Mendes, resultou em duas atualizações bem significativas do sistema nesse intervalo.

(O “sistema” é um plugin para WordPress. Você pode acompanhar o desenvolvimento, ver o código e contribuir neste repositório no GitHub.)

As mudanças mais importantes nas versões 1.1.0 e 1.1.1 foram:

Cadastro

Por ora, o acesso pleno ao Órbita — leia-se: poder postar e votar nos links dos outros — está disponível apenas para assinantes, mediante solitação.

(Se você assina o Manual e quer ter seu cadastro, mande um e-mail.)

Até agora, 21 assinantes solicitaram e conseguiram o cadastro. Pretendo, em algum momento do feriado de Carnaval, criar o fluxo de cadastro para leitores não assinantes.

O cadastro, aliás, é uma frente inédita no Manual do Usuário. Ele abre novas possibilidades. Quais? Fora o Órbita, ainda não sei.

Um pequeno incentivo para que os leitores se cadastrem e acessem o site logados é o selo de verificação:

Gráfico com as estatísticas de visitação do Manual do Usuário em janeiro de 2023.

É uma bobagenzinha, eu sei, mas… né, é um diferencial. O selo de verificação, como explico na documentação dos comentários já atualizada, não tem qualquer significado fora sinalizar que o(a) comentarista tem um cadastro e estava logado(a).

Divulgação

Criei uma “meta” no analytics do Manual para acompanhar a evolução dos acessos ao Órbita.

Tem sido bem curioso porque, como o Órbita não está bem indexado no Google, todos os acessos são diretos ou estimulados por nós. Dá para ter um raio-x do sistema sem a interferência do Google, que no site principal é um canhão de tráfego e deturpa qualquer análise mais simplória como essa ainda possível no Órbita.

Toda manhã, coleto os links novos do Órbita e listo ele em posts nas nossas redes. O desta quarta, por exemplo, trouxe:

É bem manual (o que significa suscetível a falhas), mas é o que tem para agora.

Um detalhe legal é que o Órbita gera um feed RSS próprio. Uma hipótese que me ocorreu é automatizar a distribuição em algumas redes, com uma hashtag (#órbita) para aqueles que não gostarem do volume de posts poder bloquear os posts.

O Órbita está dando os seus primeiros passos. É um sistema redondo, simples, rápido — como tudo que tem a marca do Manual. Isso ainda será grande.