Bastidores

O meta blog do Manual do Usuário

Melhorando a privacidade do “onboarding” dos apoiadores

4/5/2022

Quando alguém se torna apoiador(a) do Manual, faço um agradecimento público na newsletter da sexta-feira e no podcast Guia Prático. Nesse agradecimento, cito o nome dele(a), a menos que seja feito um pedido por anonimato.

Até agora esse fluxo não estava padronizado, o que deixava brechas para situações… chatas.

Recentemente, alguém assinou o site e, ao agradecê-lo na newsletter e no podcast, usei o nome que apareceu no comprovante de transferência do Pix, que era o mesmo, só que mais completo que o que ele usa no e-mail. Foi esse assinante que chamou a minha atenção para o problema:

Vi meu nome nos novos apoiadores no site e no podcast 😃 Mas estranhei que vc usou meu nome completo, que não estava no email nem aqui no telegram. Acho que pegou dos dados do pix, né? Não me importo, mas acho que algum apoiador pode se importar. Daí deixo a sugestão de consultar o apoiador nesses casos (em que o email não traz o nome completo)

Ele tem razão.

O e-mail de boas-vindas que envio aos apoiadores menciona esse lance do nome, mas descobri, conversando com ele, que às vezes alguém pode passar batido pelo aviso. Compreensível, pois o e-mail de boas-vindas, embora seja legível (sem “juridiquês”), é um textão.

Detectado o problema, pensei em melhorias para o processo de onboarding. Apesar da boa intenção (o agradecimento público), nomes são uma questão delicada — especialmente no Manual do Usuário, que preza pela privacidade online.

A partir da conversa com o assinante e depois de alguma reflexão, promovi duas mudanças no processo:

  1. O nome usado para o agradecimento passa a ser o que consta no e-mail (para assinaturas via Pix ou boleto) e o que consta nas plataformas (Catarse, PicPay), salvo quando o(a) assinante manifestar preferência por outro nome.
  2. Antes do textão de boas-vindas, coloquei um “TL;DR”, ou seja, uma lista curta com os pontos de atenção mais sensíveis e/ou urgentes.

O TL;DR é assim:

QUE TEXTÃO, NÃO QUER LER! Justo. Leia só esta pequena lista com as questões mais sensíveis e/ou urgentes:

Obrigado, leitor, e (mais uma vez) desculpe o deslize de mencionar seu nome completo!