Bastidores

O meta blog do Manual do Usuário

Problema da newsletter resolvido — de novo

29/4/2022

Na última segunda (25), a newsletter de dicas do Manual do Usuário não foi disparada. Segurei o envio para resolver, desta vez espero em definitivo, o problema das falhas de entrega que afetava principalmente donos de endereços de e-mail da Apple (@icloud.com e @me.com).

No dia 9 de abril, por um preciosismo, reverti o sistema de disparo do Postmark para o Mailgun.

O “preciosismo” era retomar o endereço de envio antigo, [email protected]. Desde a migração para o Postmark, por um equívoco na configuração, a newsletter estava sendo enviada do endereço [email protected].

Calhou de, na edição de 9 de abril, quase uma centena de e-mails voltarem e, com isso, serem descadastrados da newsletter. E-mails que voltam (“bounced”) por motivo permanente são descadastrados automaticamente.

É uma boa medida para manter a base limpa sem demandar esforço da minha parte. E manter a base limpa é importante, não só para evitar que os provedores de e-mail considerem a nossa newsletter spam, mas também por contenção de custos — a mensalidade do Buttondown é baseada no total de inscritos na newsletter.

Encurtando uma longa história, desde então entrei em contato com o Justin Duke, fundador e faz-tudo do Buttondown, a fim de resolvermos esse rolo de uma vez por todas. Dessa troca de mensagens, chegamos às seguintes medidas:

Nossa newsletter está com pouco mais de 4,8 mil inscritos. Embora não tenha dados de audiência, ou seja, não saiba dizer a taxa de abertura, posso garantir que é uma base limpa e bem cuidada.

Esse cuidado me levou a detectar uma falha no “onboarding” do Buttondown, que foi comunicada e corrigida nessas trocas de mensagens com o Justin.

O cadastro na newsletter do Manual exige o chamado “double opt-in”, ou seja, a pessoa precisa inserir seu e-mail no formulário e, depois, confirmar a inscrição clicando em um link no e-mail que o sistema envia a ela no mesmo instante.

A falha ocorria nesse momento. O Buttondown ganhou, não faz muito tempo, um recurso de pré-visualização de links nas mensagens. Para que isso funcione, ele faz uma varredura dos links — e isso, inadvertidamente, estava “clicando” no link de confirmação do double opt-in, cadastrando na hora qualquer pessoa que preenchesse o formulário.

Não tinha ideia de que era esse o problema, mas notei que havia algo errado quando contas de robôs/roubadas/de spam começaram a se cadastrar. Normalmente, elas batem no double opt-in.

Enfim. Logo mais, nesta sexta (29), enviarei uma nova edição da newsletter, a partir do Postmark e para todos os inscritos, incluindo os donos de endereços da Apple. E que esse seja a última atualização do “newsletter-gate” do Manual.