Simplificando a UX do site do Manual
22/3/2023
Todo domingo, envio aos assinantes do Manual um e-mail extra, uma espécie de “diário de bordo” com o que fiz no site durante a semana e o planejamento da seguinte.
Nesses e-mails, também peço um feedback dos assinantes a respeito do projeto como um todo. “O que você achou do Manual na última semana?”, com três botões — curti, mais ou menos e não gostei — e um campo de texto, opcional e anônimo, para comentários adicionais.
No último domingo (19), recebi um feedback anônimo que me fez parar e rever algumas coisas. Transcrevo-o na íntegra:
😐 Eu gosto do conteúdo do Manual mas ando meio perdido em relação a tantas mensagens, e-mails, órbita, não consigo mais acompanhar o Manual…
Abri a capa do Manual e… bom, essa pessoa tem um bom argumento.
Manter o site simples, fácil de usar, é uma das minhas obsessões. Nas últimas semanas, com as muitas mudanças provocadas pelo Órbita (por si só, uma grande mudança), talvez essa obsessão tenha ficado em segundo plano, perdido força.
Nesta terça (21), aproveitei um espaço na agenda para tentar simplificar a experiência de quem lê o Manual (ou ~UX, como se diz hoje).
Implementei as seguintes mudanças:
- Eliminei o leiaute para grandes telas, aquele que criava uma barra lateral à direita. Acho que essa foi a mudança que mais impactou na sensação de caos mencionada pela pessoa que deu o feedback; era muita informação aglutinada no topo do site. Agora, em qualquer tamanho de tela, aquele bloco aparece no final da página.
- Removi o link para o cadastro na newsletter do menu principal, no topo da página. Ele agora é composto por três itens:
Mapa
,Órbita
/Manual
(este é dinâmico) eApoie
. - Para compensar a “perda” do link fácil no topo para a newsletter, incluí o formulário e os links das nossas redes sociais em todos os posts, entre o conteúdo e os comentários.
- A página do mapa do site foi reformulada, usando como base o antigo arquivo. Dei a ela um menu próprio e listei, com breves comentários, todas as coisas que o Manual oferece, como projetos especiais, podcasts e documentação.
- Unifiquei o visual desse menu principal em todos os tamanhos de tela. Ao acessar o site em celulares, por exemplo, o estilo apresentado é o mesmo de telas grandes (com os links de login e cadastro “fora” do menu, sem cor de fundo diferente).
O resultado é este:
No geral, estou bem satisfeito com a identidade visual do site e com ele no geral. Acho que essas mudanças atacam o problema apontado. Ficou com mais cara de blog, que, no fim, como explico no novo mapa do site, é o que o Manual é, em essência.
(Embora me cause estranheza um site precisar de um “mapa”, foi a melhor analogia que encontrei para explicar essa página em uma palavra. Estou aberto a outras sugestões.)
Há mais um trabalho a ser feito na frente de newsletters, mas sobre isso falo em outra oportunidade.
PS: Na falta de um “meta meta blog”, aproveito este post para avisar que o Bastidores agora conta com etiquetas de assuntos. Ainda falta catalogar os posts já publicados e dar um trato na apresentação, mas o recurso está aqui.